Nos próximos dias, os clientes dos principais bancos brasileiros, como Caixa, Bradesco e Itaú, entre outros associados à Febraban, serão impactados por uma mudança significativa: a padronização das nomenclaturas nos extratos bancários a partir de 8 de julho.
Esta medida tem como objetivo melhorar a compreensão das informações pelos clientes, unificando mais de quatro mil tipos diferentes de termos usados atualmente nas operações financeiras. Neste artigo, veremos os impactos desse anúncio na prática na vida dos brasileiros. Vamos lá?
Nova medida impacta CAIXA, BRADESCO e ITÁU
A iniciativa, destacada pelo diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, tem como principal objetivo facilitar o acesso e entendimento das informações pelos clientes, especialmente aqueles que utilizam contas em múltiplas instituições financeiras.
“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
A uniformização das nomenclaturas deverá simplificar a identificação de operações comuns, como depósitos em dinheiro e cheques, saques e outras transações, proporcionando uma experiência mais clara e transparente para os usuários.
Benefícios para os clientes da CAIXA, BRADESCO e ITAÚ
Com a nova padronização, termos como “SAQUE DIN CARTAO AG” para saques em caixas convencionais e “DEP CHEQUE ATM” para depósitos de cheques em caixas eletrônicos serão utilizados de forma consistente em todos os extratos bancários.
Isso não apenas eliminará a confusão causada por diferentes terminologias, mas também garantirá maior precisão e facilidade na interpretação das informações financeiras pelos clientes, promovendo uma relação mais eficiente e transparente entre os bancos e seus usuários.
Exemplos da mudança
Um depósito de dinheiro em um caixa eletrônico, por exemplo, que antes poderia ter várias descrições como “DEPOSITO EM DINHEIRO NO ATM”, agora é denominado como “DEP DINHEIRO ATM” ou abreviado como “DEP DIN ATM”.
Da mesma forma, um saque feito dentro da agência, usando o cartão da conta, agora é identificado como “SAQUE DIN CARTAO AG”. Anteriormente, essa mesma operação poderia ter diferentes nomes como “SAQUE NO CAIXA EM SUA AGENCIA”, “SAQUE NO CAIXA EM SUA AGENCIA-AD” e “SAQUE CARTAO CX PROPRIA AGENCIA”.
Ao todo, foram padronizadas 44 operações: 30 de depósitos e 14 de saques. Para facilitar ainda mais a inserção da nova medida, a Febraban vai colocar no seu site uma lista com os novos nomes padronizados, para que os clientes possam consultar facilmente.