Como criar conta, cadastrar no Gov.br e o passo a passo completo [2024]
A criação de uma conta no portal Gov.br é muito importante para garantir acesso a serviços e informações oficiais destinados ao uso público.
Por meio dela, é possível comprovar, de forma digital, que você é realmente quem diz ser. Dessa maneira, ficará mais fácil acessar diversos serviços e informações digitais e gratuitos disponíveis para todos os brasileiros. A seguir, confira como criar conta no Gov.br.
Para que criar conta no Gov.br?
A criação de uma conta no Portal do Governo Federal, seja no site ou aplicativo, é essencial para que os brasileiros possam se identificar e usufruir dos serviços fornecidos pelo governo. Essa é a forma pela qual as pessoas se identificam e confirmam que são quem dizem ser, tendo acesso aos serviços gratuitos oferecidos pela União.
Apps e serviços que usam o login do Gov.br
Criar conta no gov.br! Conheça a seguir os aplicativos e serviços que utilizam o login do Gov.br para que você tenha acesso:
- Serviços do SUS;
- ENEM;
- SISU;
- FIES;
- PROUNI;
- Carteira de Trabalho Digital;
- Carteira Digital de Trânsito;
- Portal Meu INSS;
- Serviços da Receita Federal;
- Juntas Comerciais;
- Portal eSocial;
- Documentos Militares;
- Assinatura Digital de documentos e outros.
Utilidades da conta ao criar conta gov.br
Como criar uma conta gov.br é uma das principais dúvidas dos brasileiros. Não é por acaso, afinal de contas, através do Portal Gov.br, é possível acessar diversos serviços que podem ser úteis para o cidadão. Sendo assim, ao criar conta gov.br, você poderá contar com uma série de serviços. Entre eles, estão:
- Apresentar pessoalmente os seus documentos digitais, como CPF e CNH digital;
- Acessar a sua declaração pré-preenchida de imposto de renda (IRPF) através do E-CaC;
- Inscrever-se no ENEM, SISU, FIES, PROUNI dentre outros serviços de Educação e Pesquisa;
- Acessar o portal do eSocial para emitir a guia de previdência social do empregado (GPS);
- Emitir e consultar sua Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
- Realizar sua Prova de Vida digital utilizando o reconhecimento facial no aplicativo Gov.br;
- Acessar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito para consultar o licenciamento dos seus veículos, suas infrações e ter em mãos a CNH digital;
- Consultar e apresentar o Certificado de Habilitação Técnica (CHT), da ANAC;
- Acessar serviços do SUS através do ConecteSUS (vacinas, exames, medicamentos e histórico de saúde);
- Assinar documentos digitais com a assinatura eletrônica avançada gov.br;
- Consultar documentos militares como o certificado de dispensa de incorporação, de reservista, de alistamento militar;
- Acessar o portal do Meu INSS para agendar perícia, solicitar extrato de contribuição CNIS, pagamento de benefícios, simular aposentadoria;
- Assinar livros empresariais e documentos digitais no registro de atos para enviar às juntas comerciais de diversos estados e outros serviços.
Como fazer cadastro no Gov.br?
Para criar uma conta de acesso no Gov.br será preciso entrar no site Gov.br, digitar seu CPF e clicar no botão Continuar. O próximo passo é selecionar as opções de “Termo de Uso”, “Não sou robô” e clicar no botão “Continuar”. A partir deste momento você deverá utilizar uma das formas de cadastro disponibilizadas pelo Portal para concluir seu cadastro. Confira as formas que você pode realizar o cadastramento.
Cadastro no aplicativo Gov.br
Caso opte por realizar o cadastro pelo aplicativo Gov.br, você deverá baixá-lo na loja de aplicativos de seu celular. O programa se chama Gov.br. Com o aplicativo instalado, você deverá ler o QR Code na tela do seu computador. Com o celular apontado para o computador, leia o QR para iniciar o cadastro. Em seguida, clique no botão Fazer Reconhecimento Facial.
Você deverá posicionar seu rosto de frente para a câmera de seu celular, clicar no botão azul com figura de câmera e seguir as orientações de piscar os olhos e sorrir até o sistema validar as informações. Após tirar a foto, aparecerá uma imagem confirmando que o reconhecimento facial foi realizado com sucesso. Você deverá clicar no botão OK e continuar o processo no computador. De volta ao computador, você deverá confirmar seu CPF e o nome completo. Em seguida, deverá clicar no botão “Continuar”.
Abrirá uma nova página e você deverá selecionar a opção desejada para ativar a conta (email ou sms). Escolha e preencha o conteúdo da opção (conta de email ou telefone celular) e clique no botão Continuar. Digite o código recebido e clique no botão “continuar”. Por fim, você deve preencher com a senha escolhida e clicar no botão “Continuar” para finalizar o cadastro.
Cadastro por meio dos bancos credenciados
É possível realizar o cadastro por meio dos bancos credenciados. As instituições conveniadas são:
- Banco do Brasil – BB;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Banco de Brasília – BRB;
- Caixa Econômica Federal;
- Sicoob;
- Santander;
- Banese;
- Banestes;
- Itaú;
- Sicredi.
Com os dados da sua conta em mãos, você deve clicar na imagem referente ao seu banco. Para criar conta gov.br, você precisa seguir as orientações do banco credenciado desejado para cadastrar a conta. Agora, confirme as informações do seu CPF e nome completo, depois clique no botão “Continuar”.
Agora, você deverá selecionar a opção que deseja para ativar a conta, pode ser e-mail ou sms. Em seguida, preencha o conteúdo da opção com a conta de e-mail ou telefone celular e clique no botão “Continuar”. Digite o código que receber no método escolhido (e-mail ou sms) e clique no botão “Continuar”. Preencha com senha escolhida e clique no botão “Continuar” para finalizar o cadastro.
Cadastro com Internet Banking
Alguns bancos oferecem a possibilidade de criar uma senha temporária logo após o primeiro acesso. Para isso, é necessário seguir as instruções de cada banco, disponibilizadas pelo Portal do Governo Federal. Depois, a senha deverá ser trocada. Após a criação da senha temporária, você deve retornar à tela do Gov.br e informar seu CPF e clicar em “Continuar”.
É importante destacar que existem senhas temporárias que precisam de 24h a 48h para ativação pelos bancos. Agora, você deverá digitar a senha temporária no campo destinado, em seguida, a senha definitiva e repeti-la embaixo e também deve marcar a opção “Não sou robô”. Depois, clique em “Concluir”.
Cadastro com dados do cidadão
Outra opção para o cadastro / criar conta gov.br é utilizar os seus dados pessoais, será preciso responder algumas perguntas de maneira correta. Após responder as questões, deverá clicar no botão “Continuar”.
Em seguida, será preciso colocar seu CPF e o nome completo, para então clicar em “Continuar”. Neste momento, você deverá selecionar a opção que deseja para ativar a conta, pode ser e-mail ou sms.
Agora, preencha o conteúdo da opção com a conta de e-mail ou telefone celular e clique no botão “Continuar”. Digite o código que receber no método escolhido (e-mail ou sms) e clique no botão “Continuar”. Preencha com senha escolhida e clique no botão “Continuar” para finalizar o cadastro.
Como atualizar cadastro no Gov.br?
Para atualizar seus dados do cadastro no Gov.br na opção “Alteração Dados Cadastrais”. Nesta opção, é permitido alterar o nome, e-mail, telefone e foto. Para o email e telefone, existe a necessidade de validação para realizar o cadastro. Deverá clicar no botão azul com lápis localizado à frente do campo de email ou telefone. Na alteração, a Conta gov.br solicitará digitação de um código encaminhado para email ou celular a ser cadastrado.
O que são os níveis de segurança na conta?
A conta gov.br possui três níveis de segurança, são eles:
- Ouro;
- Prata;
- Bronze.
Cada nível da conta Gov.br reflete a forma como a conta foi criada ou validada, além de se diferenciar de acordo com algumas características:
- Grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
- Os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados;
- As transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Os níveis de segurança são necessários para indicar o que você pode ter acesso dentro da Plataforma. Por exemplo, quem tem nível bronze não possui acesso a todos os serviços que uma pessoa nível ouro possui. Portanto, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, maior o nível da conta. Conheça os serviços disponíveis em cada nível a seguir.
Serviços Nível Bronze
Os serviços disponibilizados no nível bronze são:
- Login único para acessar serviços digitais menos sensíveis;
- Ao criar conta gov.br, você terá acesso parcial às funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível básico de segurança, com acesso a poucos serviços digitais.
Serviços Nível Prata
Já para o nível prata, os serviços são:
- Login único para um grande número de serviços digitais;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível alto de segurança, com acesso a serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.
Serviços Nível Ouro
E os serviços que o nível ouro tem acesso são:
- Login único para qualquer serviço digital, sem restrição de acesso;
- Acesso completo a todas as funcionalidades do aplicativo gov.br;
- Conta com nível máximo de segurança, principalmente para serviços mais sensíveis.
Como criar conta Gov.br prata ou ouro?
Para criar uma conta Gov.br nível prata ou ouro será necessário cumprir alguns requisitos. No Nível Prata, será preciso ter:
- Autenticação com o selo Balcão Presencial do INSS, adquirido em qualquer agência de atendimento;
- Por validação com cadastro do SIGEPE, voltado para servidores públicos;
- Por validação facial, em comparação com a Carteira Nacional de Habilitação;
- Por validação através do internet banking.
É importante destacar que, para o internet banking é preciso habilitar o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, pois um código de confirmação será enviado.
Já os requisitos para o nível ouro são:
- Cadastro via validação biométrica – validação por Biometria Facial no balcão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Cadastro via certificado digital – validação e autenticação compatível com as especificações da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-BRASIL).
Perguntas frequentes cadastro / criar conta gov.br
Como saber se tenho uma conta no Gov.br?
Basta acessar o site Gov.br e inserir seu CPF, se você não possui cadastro, o site irá redirecionar para que você crie uma conta. Caso tenha, ele solicita a senha para realizar o acesso.
Como entrar no Meu Gov.br?
Acesse o site ou aplicativo Meu Gov, inserindo seu CPF e senha cadastrados anteriormente em algum dos serviços do governo.
Como aumentar o nível no Gov.br?
A forma mais fácil de aumentar o nível do Gov.br é através do reconhecimento facial, ele utiliza a biometria facial feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O que é cadastro Gov.br nível prata ou ouro?
O cadastro nível prata e ouro da conta Gov.br são aqueles que dão acesso a vários tipos de serviços gratuitos disponibilizados pela plataforma.