AVISO GERAL HOJE (25/03) de Bolsa Família BLOQUEADO acaba de sair e pega brasileiros de surpresa
O Bolsa Família é um programa social criado pelo governo federal que beneficia milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em todo o país.
No entanto, em alguns casos, o benefício pode ser bloqueado devido a inconsistências nos dados cadastrais ou suspeitas de fraude. Veja quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após a atualização do cadastro e como consultar se o benefício está bloqueado.
Desde já, é importante destacar que o bloqueio do Bolsa Família ocorre quando são identificadas irregularidades nos cadastros das famílias beneficiárias. Uma das principais razões para o bloqueio é a suspeita de fraude, especialmente nos casos em que o beneficiário informa que mora sozinho, mas reside com outras pessoas que também recebem o benefício.
Além disso, o bloqueio também pode acontecer quando há dados inconsistentes nas bases do governo, ou seja, quando as informações fornecidas no cadastro não condizem com a realidade. Essas inconsistências podem ser desde erros de digitação até informações falsas.
Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?
- Após a identificação do bloqueio do Bolsa Família, é necessário atualizar o cadastro no setor do Cadastro Único (CadÚnico) para regularizar a situação.
- O tempo necessário para desbloquear o benefício pode variar de acordo com cada caso.
- De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em geral, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização do cadastro.
- Todavia, em casos mais complexos, como cancelamentos, o prazo pode se estender por até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.
- É importante ressaltar que o prazo de desbloqueio pode ser influenciado pela agilidade do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo tempo necessário para processar as atualizações no sistema.
Como consultar se o Bolsa Família está bloqueado?
Para saber se o seu benefício do Bolsa Família está bloqueado, você pode fazer a consulta em diferentes canais. É recomendado utilizar mais de uma fonte de consulta, pois, em alguns casos, o benefício pode aparecer liberado em um canal e bloqueado em outro.
Veja abaixo as opções de consulta:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo do Bolsa Família;
- Aplicativo do Cadastro Único;
- Portal Cidadão da Caixa;
- Whatsapp Bolsa Família (+55 61 4042-1552).
Ao realizar a consulta, verifique se o benefício está liberado para saque ou se há alguma informação indicando o bloqueio. Caso o benefício esteja bloqueado, é importante procurar um CRAS para obter mais informações sobre a situação e as medidas necessárias para regularizar o cadastro.
Bolsa Família bloqueado no Caixa Tem
- Outra situação que tem preocupado as famílias beneficiárias do Bolsa Família é o bloqueio do benefício no aplicativo Caixa Tem.
- Ao acessar o aplicativo e verificar o pagamento, alguns usuários têm encontrado a mensagem de “benefício bloqueado por averiguação” e são orientados a procurar o setor do Cadastro Único para atualizar o cadastro e evitar o cancelamento do benefício.
- Segundo o governo, essa mensagem é exibida quando a família está em processo de averiguação unipessoal, ou seja, quando existem suspeitas de irregularidades nos cadastros de famílias que informaram morar sozinhas.
- A família recebe um aviso no extrato de pagamento, que pode ser consultado nos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem, além do Portal Cidadão.
- Após receber o aviso, a família tem um prazo para atualizar os dados e, após o processamento das informações, o pagamento é desbloqueado.
- Caso a família não cumpra o prazo estabelecido, o benefício pode ser cancelado.
O que significa Bolsa Família bloqueado – Referência 03/2024?
Ao acessar o Caixa Tem, alguns beneficiários têm se deparado com a mensagem de “Bolsa Família bloqueado – referência 03/2024”. Essa mensagem indica que o dinheiro está na conta, mas será liberado conforme o calendário de pagamentos. Portanto, o bloqueio é temporário e o benefício será disponibilizado de acordo com a data definida no calendário.
Bolsa Família está realizando pagamentos da folha de março
O pagamento do Bolsa Família seguirá um calendário específico. Os valores serão depositados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira abaixo as datas de pagamento:
- NIS final 1: 15 de março;
- NIS final 2: 18 de março;
- NIS final 3: 19 de março;
- NIS final 4: 20 de março;
- NIS final 5: 21 de março;
- NIS final 6: 22 de março;
- NIS final 7: 25 de março;
- NIS final 8: 26 de março;
- NIS final 9: 27 de março;
- NIS final 0: 28 de março.
É importante ficar atento a essas datas para não perder o prazo de retirada do benefício.