NOVO RG confirma comunicado importante 29/11 para brasileiros que possuem CPF ativo
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substituirá o RG tradicional em 2032, está disponível para emissão em todas as unidades federativas do Brasil.
O “Novo RG” se tornará o único documento de identificação válido em território brasileiro a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até esta data, o RG estadual permanecerá válido. Este novo documento estabelece o CPF como identificador único do cidadão nas bases de dados governamentais.
Confira o ranking dos estados com maior emissão da CIN:
Por quantidade:
- Minas Gerais: 1.894.958
- Rio Grande do Sul: 1.631.242
- Rio de Janeiro: 1.374.547
- Santa Catarina: 1.246.313
- Paraná: 1.139.867
Por proporção populacional:
- Piauí: 25,88%
- Acre: 21,75%
- Mato Grosso: 16,95%
- Alagoas: 16,39%
- Santa Catarina: 15,47%
Como obter a CIN?
A emissão da Carteira de Identidade Nacional continua sob responsabilidade estadual, através dos institutos de identificação locais, como Poupatempo e delegacias, mantendo o processo atual.
Veja as principais mudanças na Carteira de Identidade Nacional
A nova carteira de identidade tem vários recursos de segurança. Com isso, o Governo Federal espera reduzir as fraudes no documento. A mudança também deve aumentar a segurança na identificação no país.
Isso porque a nova identidade não usa mais o número do RG. Agora, o documento de identificação usará apenas o CPF. Como o cadastro é único em todo o Brasil, cada cidadão terá só um número. Antes, era possível ter um RG em cada estado do Brasil, o que aumentava as chances de fraude.
O Governo Federal diz que a atualização do documento é grátis e já está disponível nos 27 estados do país. Mas em alguns lugares, a emissão está sendo feita aos poucos. Isso porque a atualização deve ser feita até 2032.
Para saber se já pode emitir o novo documento, o cidadão deve procurar os institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal.
Como obter a nova Carteira de Identidade Nacional
A primeira via e a renovação da nova carteira de identidade nacional são de graça. Para tirar a versão mais nova, veja se seu estado oferece essa opção. Se sim, siga estes passos:
- Vá ao órgão civil que emite documentos no seu estado;
- Marque dia e hora para emissão;
- Leve seu documento atual, certidão de nascimento e de casamento (se tiver);
- Traga outros documentos que quer incluir na CNI (ex.: registro profissional, cartão do SUS, tipo sanguíneo);
- Tire a foto 3×4 no local da emissão;
- Pague a taxa para receber o documento em casa.
Saiba como tirar a carteira do idoso em outra matéria. Embora esse serviço seja grátis, a segunda via do RG atual é paga.
O preço da emissão muda por estado, mas geralmente custa entre R$ 50 e R$ 60. Nos dois casos, é preciso esperar a emissão do documento, que demora de 5 a 25 dias úteis.
Qual o prazo para obter a Carteira de Identidade Nacional?
O RG atual permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032.
A CIN substituirá a CNH?
O documento poderá incluir outros números de identificação, verificáveis via QR code. Na versão digital, os documentos estarão reunidos no aplicativo GOV.BR. Importante ressaltar que outros documentos não serão invalidados, mas a CIN poderá funcionar como documento único no Brasil.
Haverá versão física?
Sim, além da versão física impressa, a CIN estará disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR. Informações adicionais sobre o “novo RG” podem ser encontradas na página da Carteira Nacional de Habilitação.